Sábado – Pense por si

Tribunal Constitucional demorou dois anos a começar debate sobre metadados

O pedido da provedora da Justiça esteve quase três anos no Tribunal Constitucional. Durante dois anos, discussão foi mantida na gaveta.

Os juízes do Tribunal Constitucional demoraram dois anos a começar a debater a questão da lei dos metadados, segundo o jornal Público

Direitos Reservados

O diário revela que o pedido da provedora da Justiça para decretar a inconstitucionalidade de três normas da referida lei entrou no Tribunal Constitucional no verão de 2019, mas a decisão só chegaria em abril deste ano.

O presidente do Tribunal Constitucional, Costa Andrade, manteve a documentação relativa aos metadados até novembro de 2020, passando então um memorando aos conselheiros daquele tribunal e o mesmo documento só começou a ser discutido a 30 de novembro do ano passado. Cinco meses depois, em abril deste ano, já havia decisão sobre a lei dos metadados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.