Sábado – Pense por si

Todo o esquema de lavagem de dinheiro do BES

António José Vilela
António José Vilela 28 de julho de 2016 às 08:00

Segundo a acusação do Banco de Portugal, os responsáveis pelo esquema são o próprio BES e os ex-administradores Ricardo Salgado, Amílcar Morais Pires e António Souto

O varrimento electrónico feito ao sistema interno do BES Angola (BESA) gerou, num só dia, a 21 de Março de 2011, 362 alertas de operações financeiras suspeitas de branqueamento de capitais. Depois, todos estes casos foram analisados individualmente por um grupo de três técnicos do Departamento de Compliance do BES, em Lisboa. O trabalho demorou e só ficou definitivamente encerrado cerca de 1.100 dias depois, em Abril de 2014. Durante estes três anos, o que devia ser uma rotineira operação de fiscalização nunca mais voltou a ser repetida.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.