Valor a cobrar ainda não está definido mas poderá ser "harmonizado" com Braga, que se propõe a cobrar 1,5 euros por dormida.
A vereadora do Turismo na Câmara de Guimarães, Sofia Ferreira, admitiu hoje que a taxa municipal turística deverá estar aprovada até junho, mas sublinhou que o valor a cobrar ainda não está definido.
Em declarações à Lusa, Sofia Ferreira disse ainda que o valor poderá ser "harmonizada" com Braga, que se propõe cobrar 1,5 euros por dormida.
"É do interesse das duas cidades haver um trabalho concertado e harmonizado, pelo que este processo tem decorrido em boa articulação entre os dois municípios", referiu.
Há dias, a Câmara de Guimarães aprovou dar início ao procedimento para a aprovação de um regulamento que crie e estabeleça a taxa municipal turística.
Os interessados vão ter um prazo para se pronunciarem, tendo depois o regulamento de ser aprovado pela Câmara e ratificado pela Assembleia Municipal.
"Contamos que até junho o regulamento esteja devidamente aprovado e pronto para entrar em vigor", adiantou Sofia Ferreira.
Vincou que a verba arrecadada será investida na melhoria da oferta turística, como requalificação do espaço público, valorização do património e melhoria da acessibilidade.
Segundo a autarca, que citou dados do Instituto Nacional de Estatística, Guimarães fechou 2017 com 311.737 dormidas, um crescimento de 21,5 por cento em relação ao ano anterior.
No entanto, admitiu que nem todas as dormidas sejam taxadas, já que o regulamento pode prever isenções, como vai acontecer em Braga, onde os menores de 16 anos não pagarão.
Em Braga, a taxa municipal turística será cobrada apenas entre março e outubro.
"Apesar de se tratar de um trabalho concertado, nada garante que o regulamento será igual, uma vez que cada concelho tem as suas especificidades", disse ainda Sofia Ferreira.
No total, o concelho de Guimarães dispõe de cerca de 2.400 camas.
Taxa municipal turística em Guimarães deverá estar aprovada até junho
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Chamar a este projeto de “corredor da paz” enquanto se inscreve o nome de Trump é uma jogada de comunicação que consolida a sua imagem como mediador global da paz.
Cuidarmos de nós não é um luxo ou um capricho. Nem é um assunto que serve apenas para uma próxima publicação numa rede social. É um compromisso com a própria saúde, com a qualidade das nossas relações e com o nosso papel na comunidade.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?