Os dois investigadores ouvidos à porta fechada foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Hubris.
O sargento Mário Lage de Carvalho e o major Pinto da Costa vão ser esta terça-feira ouvidos à porta fechada na comissão de inquérito ao furto deTancos, a requerimento do advogado, que invocou a sua condição de arguidos.
O requerimento do advogado dos dois ex-investigadores daPolícia Judiciária Militar[PJM] foi aprovado no início da reunião da comissão parlamentar de inquérito, com os votos favoráveis de todos os deputados presentes.
As audições daqueles ex-investigadores vão ser as primeiras a decorrer à porta fechada na comissão de inquérito. O advogado invocou "a circunstância de ambos terem sido constituídos arguidos", a necessidade da "salvaguarda de direitos fundamentais" e o facto de o processo estar em segredo de justiça.
Segundo o requerimento, os dois ex-investigadores receiam que a divulgação das suas declarações "fora do âmbito da comissão de inquérito os possa colocar em risco sério de ofensa à sua integridade física".
Segundo o diretor da Polícia Judiciária, Luís Neves, o major Pinto da Costa foi o investigador da Polícia Judiciária Militar que terá desvalorizado uma informação, que a PJ lhe passou três meses antes, de que estaria a ser preparado um furto em instalações militares.
"A conclusão é que o senhor major Pinto da Costa não terá credibilizado e transmitido a informação à hierarquia", declarou Luís Neves, quando foi ouvido na comissão de inquérito, no dia 26 de março.
Os dois investigadores hoje ouvidos à porta fechada foram constituídos arguidos no âmbito daOperação Hubris, que investigou indícios de que o aparecimento do material militar, quatro meses depois, foi forjado em conivência entre elementos da Polícia Judiciária Militar e o presumível autor do furto.
Tancos: Dois ex-investigadores arguidos no processo ouvidos à porta fechada na AR
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.