Com os resultados não há um cenário óbvio de governação nem à esquerda nem à direita, indica sondagem da Intercampus para o CM/CMTV/Jornal de Negócios que avança com um empate técnico.
A sondagem à boca das urnas da Intercampus dá uma vantagem inicial para a AD, sendo que o PS segue atrás, mas ainda dentro da margem de erro do empate técnico. Na sondagem da Intercampus para a CM/CMTV/Jornal de Negócios, a AD tem um intervalo entre os 27,2% e os 33,2%, enquanto o PS tem um resultado entre os 23,8% e os 29,8%.
Miguel A. Lopes/Lusa
Com estes resultados não há um cenário óbvio de governação. Num cenário ideal, AD e IL conseguem apenas 101 dos 116 deputados que precisam para uma maioria absoluta. Já uma maioria de esquerda aponta (no melhor dos cenários para o PS), para 104 deputados numa coligação com BE, CDU e Livre. O PAN pode ficar sem representação parlamentar.
Em terceiro lugar surge o Chega (entre os 15,6% e os 20,6%), seguido de IL (3,3% e 7,3%) e Bloco de Esquerda (2,7% e 6,7%). A CDU aparece entre 1,2% e os 5,2% e o Livre com (2,1% e os 6,1%). O PAN surge com um resultado entre os 0,5% e os 3,5%. O ADN tem um intervalo entre os 0% e os 2,9%.
Quanto a número de deputados, AD pode conseguir entre 77 e 89 deputados, enquanto PS entre 67 e 79. Com este resultado, o Chega terá entre 42 e 52 deputados e a IL entre 6 e 12. Bloco pode conquistar dez lugares no Parlamento e a CDU 5. No limite máximo, o Livre pode conseguir um grupo parlamentar com oito deputados, enquanto o PAN entre zero e quatro. O ADN pode eleger entre 0 e 1 deputado.
Sondagem Intercampus para a CM/CMTV/Jornal Negócios, realizada no dia 10 de março de 2024, com o objetivo de identificar o resultado da votação para as eleições Legislativas em 2024. Universo constituído por eleitores que participaram no ato eleitoral. Com recolha através de simulação de voto em urna, a amostra é constituída por 24.328 entrevistas, recolhidas em 24 freguesias de Portugal Continental. O erro de amostragem, para um intervalo de confiança de 95%, é de mais ou menos 0,6%. Os resultados da projeção são diretamente obtidos a partir de uma sondagem realizada pela Intercampus.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão.
Quem rasga as vestes pelo perigo que o Chega possa representar para o regime não pode colocar-se na mesma posição e tentar, do outro lado, subverter o amado regime para travar o Chega.
O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.