NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Antigo primeiro-ministro regressa, esta segunda-feira, a tribunal para ser ouvido novamente pelo juiz Ivo Rosa, em mais uma etapa da fase de instrução da Operação Marquês.
O juizIvo Rosa, do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), tinha agendado quatro dias desta semana para interrogar o ex-primeiro ministroJosé Sócrates, no âmbito da fase de intrução daOperação Marquês, mas as cerca de cinco horas diárias não foram suficientes para esgotar toda a matéria que consta da acusação do processo. Esta segunda-feira, o antigo governante regressa às instalações do TCIC para prosseguir o interrogatório.
Segundo oCorreio da Manhã, durante as declarações a Ivo Rosa e ao Ministério Público, Sócrates garantiu que foi Carlos Santos Silva quem decidiu que os empréstimos ao antigo primeiro-ministro deviam ser feitos em envelopes de dinheiro para evitarem os circuitos bancários. "Não falava desses temas ao telefone pelo constragimento pessoal e para não ser mal interpretado", explicou o ex-chefe de Governo, explicando que aceitou tal proposta para que não parecesse que trabalhava para o amigo.
Sócrates garantiu também, avança o jornal diário, saber quanto deve ao empresário, apesar de nunca ter apresentando documentos nesse sentido como prova. Além disso, justificou a inexistência de contratos como a "confiança" que une ambos.
O juiz Ivo Rosa já interrogou o antigo primeiro-ministro mais de 20 horas e, segundo uma fonte ouvida pelaLusa, tem feito muitas perguntas, tendo a maior parte das vezes obtido como resposta que não sabe, que não está envolvido ou que desconhece o assunto sobre o qual está a ser inquirido.
No final do interrogatório de sexta-feira, Sócrates garantiu que continua "muito animado e muito satisfeito" com o decorrer das inquirições. "Estou preparado para tudo", atirou.
Sócrates, que esteve preso preventivamente e em prisão domiciliária, está acusado de 31 crimes económico-financeiros. O antigo líder socialista foi acusado pelo Ministério Público da alegada prática de três crimes de corrupção passiva de titular de cargo político, 16 crimes de branqueamento de capitais, nove crimes de falsificação de documento e três crimes de fraude fiscal qualificada.
Sócrates atribuiu decisão de empréstimos em dinheiro vivo a Santos Silva
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A condenação do CSMP assenta na ultrapassagem das limitações estatutárias quanto à duração dos mandatos e na ausência de fundamentos objetivos e transparentes nos critérios de avaliação, ferindo princípios essenciais de legalidade e boa administração.
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.