Sábado – Pense por si

SNS ou Igreja, quem deve dar apoio psicológico às vítimas de abusos sexuais?

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 27 de março de 2023 às 20:00

O SNS tem falta de psicólogos e muitos meses de espera por consultas. Já a Igreja é vista como protetora dos agressores e as vítimas têm dificuldades em conseguir confiar na instituição. A SÁBADO falou com a vice-presidente da Ordem dos Psicólogos sobre as hipóteses existentes.

Depois da publicação do relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos na Igreja, vários padres têm sidoafastadospelas dioceses, o líder daComissão de Proteção de Menoresdo patriarcado foi substituído, a Conferência Episcopal Portuguesa, conduzida por José Ornelas, já reuniu duas vezes para avaliar as medidas que têm de ser tomadas, várioscatólicosjuntaram-se em vigílias de oração pelas vítimas e a sociedade civil tem pedido mais respostas à Igreja, seja através deindemnizaçõesou de apoio psicológico.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro