O sismo registado às 14h43, com epicentro a cerca de 30 quilómetros a oeste do Capelo, teve uma magnitude de 4,3 na escala de Richter. Não foram registados
Um sismo de magnitude 4,3 na escala de Richter e epicentro a cerca de 30 quilómetros a oeste da freguesia do Capelo, na ilha do Faial, foi hoje sentido, sem provocar danos.
De acordo com a Proteção Civil regional, que cita o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o sismo registado às 14:43, com epicentro a cerca de 30 quilómetros a oeste do Capelo, teve uma magnitude de 4,3 na escala de Richter e "foi sentido com intensidade máxima IV/V na escala de Mercalli Modificada nas freguesias do Capelo e Castelo Branco, no concelho da Horta", ilha do Faial.
O sismo fez-se também sentir nas freguesias de Pedro Miguel, Feteira e Angústias, na Horta, com intensidade IV.
O sismo, "de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais", informa o CIVISA.
A zona oeste do Faial está a registar, desde o dia 03 de novembro, "um ligeiro incremento" da atividade sísmica, com todos os eventos "com epicentro no mar", explicou à agência Lusa o presidente do CIVISA.
Foram já registados mais de um milhar de eventos, desde o início do mês.
"É uma das muitas zonas sismogénicas do arquipélago e desde o dia 03 de novembro, sensivelmente desde as 16:00, que se registou um ligeiro incremento da atividade sísmica nesta zona sismogénica, localizada a oeste do Faial, com uma distância entre os 25 e os 35 quilómetros da ilha", adiantou, no início do mês, Rui Marques, acrescentando que "este é o terceiro incremento da atividade sísmica neste setor este ano".
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
E se, apesar de, como se costuma dizer, nos ouvirem, monitorizarem movimentos, localização e comportamentos, esta aceleração forçada que nos faz andar depressa demais for, afinal, tão insustentável que acabe por (espero) ter efeito contrário?
O discurso do “combate à burocracia” pode ser perigoso se for entendido de forma acrítica, realista e inculta, ou seja, se dispensar os dados e evidências e assentar supostas verdades e credibilidades em mitos e estereótipos.
Campanhas dirigidas contra Mariana Mortágua mais não são do que inequívocos actos de misoginia e homofobia, e quem as difunde colabora com o que de mais cobarde, vil e ignóbil existe na sociedade portuguesa.