Sábado – Pense por si

Serviço dos elevadores de Lisboa suspenso até que termine inspeção externa

Lusa 04 de setembro de 2025 às 18:40
As mais lidas

A Carris assegura que a rede de elétricos clássicos (que inclui 38 equipamentos) é uma "operação segura" e que a sinistralidade até "baixou significativamente nos últimos anos".

Todos os ascensores de Lisboa continuarão suspensos até que termine a inspeção técnica, feita por uma entidade externa, ao acidente registado no elevador da Glória, que deverá ser feita "nos próximos dias".

Pedro de Brito Bogas fala sobre o acidente no elevador da Glória, em Lisboa
Pedro de Brito Bogas fala sobre o acidente no elevador da Glória, em Lisboa Rodrigo Antunes/Lusa

A empresa espera que o inquérito esteja concluído "muito em breve", até para a empresa poder tomar medidas em relação à frota. "Mas há prazos que não conseguimos controlar totalmente", notou o presidente da Carris, Pedro de Brito Bogas, em conferência de imprensa.

"Parece-nos que [as inspeções] foram (...) bem efetuadas, mas vamos ver o que se apura no âmbito do inquérito", disse, repetindo que ainda não pode avançar as causas do acidente que na quarta-feira causou pelo menos 16 mortos e duas dezenas de feridos.

Segundo o que a empresa apurou, a lotação do veículo acidentado era inferior à lotação máxima, que é de 42 pessoas (20 sentadas e 22 de pé).

Sobre o futuro, o presidente da Carris vincou: "Vamos continuar a ter o Elevador da Glória na cidade de Lisboa. Vamos ter um novo elevador e com ainda maior segurança".

A Carris assegura que a rede de elétricos clássicos (que inclui 38 equipamentos) é uma "operação segura" e que a sinistralidade até "baixou significativamente nos últimos anos".

Os planos de manutenção "estão definidos há anos" e "estão a ser cumpridos", garantiu, destacando a experiência dos funcionários da Carris.

"Eles estão evidentemente perplexos com esta situação", realçou Pedro de Brito Bogas, considerando-a "inimaginável, inusitada".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.