Sábado – Pense por si

SEF detém casal por suspeita de tráfico de três menores

21 de dezembro de 2019 às 15:07
As mais lidas

As detenções ocorreram no início de dezembro, tendo as três crianças, com idades entre os 9 e os 15 anos, sido encaminhados para casas de acolhimento

OServiço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)anunciou este sábado a detenção, no aeroporto de Lisboa, de uma mulher e um homem estrangeiros, por suspeita de crime detráfico de seres humanossobre três menores.

As detenções ocorreram no início de dezembro, tendo os três menores, com idades entre os 9 e os 15 anos, sido encaminhados para casas de acolhimento, refere o SEF em comunicado.

Num dos casos, a suspeita fez-se passar por mãe de uma criança de 11 anos, com um teste de ADN a confirmar a inexistência de qualquer laço de parentesco.

O mesmo resultado foi obtido, esta sexta-feira, numa perícia que foi feita para a situação envolvendo o homem, que alegou ser pai de dois menores, de 9 e 15 anos, à chegada ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, proveniente de um voo de Angola.

Tanto o homem, suspeito de auxílio à imigração ilegal e tráfico de seres humanos, como os menores "não eram portadores de qualquer documentação que lhes permitisse a entrada em Portugal de forma regular", tendo o adulto "solicitado a proteção internacional do Estado português" para poderem entrar em território nacional e no Espaço Schengen.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.