O presidente do PSD discursou em alemão no Congresso do Partido Popular Europeu, em Zagreb, e realçou um reforço conjunto de sociais-democratas e PS no país.
O presidente do PSD realçou hoje no Congresso do Partido Popular Europeu, em Zagreb, que PS e PSD, juntos, reforçaram a sua implantação nas últimas legislativas, destacando a ausência em Portugal de qualquer "movimento significativo" de extrema-direita.
Rui Rio discursou em alemão na primeira sessão plenária do Congresso do PPE, no qual participa até quinta-feira, e recordou as recentes eleições legislativas de 06 de outubro, em que o PS obteve 36,34% e o PSD 27,76%.
"Ao contrário do que tem acontecido na maior parte dos países europeus, em Portugal os dois maiores partidos reforçaram a sua implantação: PS e PSD juntos têm agora 81% dos deputados. O terceiro partido mais votado teve apenas 9% dos votos", salientou o presidente do PSD.
Rui Rio defendeu, perante os seus parceiros do PPE, que "não há, pois, em Portugal, nenhuma nova força política emergente com peso político real e implantação relevante na sociedade".
"Muito menos há qualquer movimento significativo de perfil fascista ou de extrema direita. Nesse aspeto, a Europa e o PPE podem estar sossegados relativamente a Portugal", referiu na Croácia, de acordo com a versão em português do discurso a que a Lusa teve acesso.
Na dimensão europeia, Rio elegeu a reforma da União Económica e Monetária como uma das prioridades, considerando-a "um elemento decisivo" para "enfrentar futuras crises e garantir a integridade da moeda única".
"Também o quadro financeiro plurianual 2021-2027 é matéria do maior relevo. Ele tem de dar corpo a uma Europa que se preocupa com uma efetiva coesão económica, social e territorial dos seus Estados-Membros. A solidariedade tem de continuar a ser o principal alicerce da construção europeia", defendeu.
O líder do PSD destacou ainda a importância de temas na agenda europeia como a crise migratória, o crescimento económico, o terrorismo, "e, fundamentalmente, as alterações climáticas".
"Quero, por isso, saudar a escolha de Manfred Weber [presidente do grupo parlamentar do PPE] relativamente aos seus três temas para o exercício do próximo mandato do PPE: a Europa Digital, o 'Green Deal' para a Europa, e a Criação de Empregos e de Prosperidade", afirmou.
Em concreto em relação ao 'Green Deal', Rio felicitou também a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, por se ter comprometido a, nos primeiros cem dias de mandato, "apresentar um plano para fazer da Europa o primeiro continente a atingir a neutralidade carbónica".
Sobre o desafio da criação de emprego, o líder do PSD defendeu que a Europa só conseguirá manter a sua influência mundial se souber preparar as suas economias "para uma era de desenvolvimento pós-industrial", "com indústrias de valor criativo, com empresas dotadas de tecnologia de impacto zero nos ecossistemas e com a referida digitalização".
Rio terminou a sua intervenção saudando três personalidades do PPE, começando pela chanceler alemã Angela Merkel, a quem classificou como "a primeira referência da Europa no mundo".
"Alguém que colocou a sua vida pessoal em último lugar e, também por isso, conquistou com toda a justiça um lugar na história da Europa", afirmou.
O líder do PSD agradeceu ainda ao presidente cessante da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, "como exemplo de dedicação ao projeto europeu", e ao presidente cessante do PPE, Joseph Daul, "como exemplo de sensatez, de simpatia e de dedicação" ao Partido Popular Europeu.
"Termino, deixando aqui a minha palavra de confiança no projeto europeu e de empenho na defesa dos valores do PPE. Juntos seremos mais capazes de construir uma Europa mais forte, mais próspera e mais solidária, em que todos possam encontrar mais facilmente o caminho da paz e da felicidade", referiu.
O ainda presidente do Conselho Europeu, o polaco Donald Tusk, é o único candidato à presidência do Partido Popular Europeu e vai suceder no cargo ao francês Joseph Daul.
Rio destaca ausência de partido de "perfil fascista ou de extrema direita" em Portugal
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.