Primeiro-ministro assegurou que Nuno Artur Silva "obviamente não interfere em qualquer contrato que a RTP celebre".
O líder do PSD, Rui Rio, considerou esta quarta-feira que existem "manifestas incompatibilidades" na tutela da RTP por parte do secretário de Estado Nuno Artur Silva, e considerou que o primeiro-ministro "não está a ver bem o filme".
Na parte final da sua intervenção no debate quinzenal, Rio questionou a venda da participação na empresa Produções Fictícias por parte do secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, dizendo que o lucro desta venda "está indexado aos negócios que a empresa vai ter com a RTP", tutelada pelo governante.
"Há aqui uma manifesta incompatibilidade: ele enquanto elemento que tutela a RTP faz os negócios com a empresa de onde vai obter dividendos se os negócios correrem bem", apontou.
O líder do PSD acrescentou o caso de um terreno vendido pela RTP por 621 mil euros "à data em que o secretário de Estado era administrador da RTP", frisando que o mesmo terreno está agora à venda por 12,5 milhões, vinte vezes mais.
"O senhor primeiro-ministro está capaz de elucidar a Assembleia da República ou ainda não cuidou de ver esta situação? O meu conselho sincero é que veja com muito cuidado, porque são dois dossiês que se cruzam com um secretário de Estado do seu Governo", advertiu.
Sobre a questão da Produções Fictícias, o primeiro-ministro assegurou que Nuno Artur Silva "obviamente não interfere em qualquer contrato que a RTP celebre".
"Relativamente a contratos celebrados pela RTP, estou certo de que o conselho de administração terá o maior gosto em vir à Assembleia da República prestar contas pelo exercício da atividade e desse caso especifico [do terreno]", afirmou.
O líder da oposição disse que, pelas respostas, percebeu que o primeiro-ministro "não vai fazer nada" e deixou novo conselho a Costa.
"Posso dizer que o Governo precisa de um secretário de Estado do cinema, porque o senhor primeiro-ministro não está a ver bem o filme", ironizou.
"Não foi muito elegante dizer que tenho de ir ao oftalmologista, coisa que já sei e tenho de ver se arranjo oportunidade", respondeu Costa, também em tom bem disposto.
Rio aponta “manifestas incompatibilidades” ao secretário de Estado Nuno Artur Silva
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.