Sábado – Pense por si

Reversão da subida do IUC aprovada sem votos contra

Apenas o Livre se absteve na votação da proposta de alteração apresentada pelo PS para reverter a polémica medida que previa o aumento do IUC para veículos anteriores a 2007.

Sem surpresas, o Parlamento aprovou esta segunda-feira a proposta do PS para reverter o agravamento do IUC para veículos ligeiros anteriores a 2007 e para os motociclos. Depois de muitas críticas quer à intenção do Governo, quer à intenção tida como "eleitoralista" de reverter esse agravamento, todos os partidos (à exceção do Livre, que se absteve) juntaram-se aos socialistas para fazer aprovar a medida.

automoveis automovel veiculos carros
automoveis automovel veiculos carros

A medida foi aprovada com votos favoráveis do PS, PSD, Chega, Iniciativa Liberal, PCP, Bloco de Esquerda e PAN. O Livre, de Rui Tavares, foi o único a abster-se nesta votação. No entanto, todas as propostas apresentadas pela oposição no mesmo sentido foram chumbadas pela maioria socialista.

O Governo defendeu até ao fim este agravamento previsto através da cobrança da componente ambiental para carros anteriores a 2007, mas vai mesmo cair. Esta proposta do Governo tornou-se num dos principais argumentos da oposição para criticar o Orçamento apresentado pelo Executivo, mas o Governo defendeu a medida até ao fim argumentando que esta era uma medida que não significava mais do que "dois euros por mês".

Entretanto, o PS mudou de ideias e apresentou uma proposta de alteração ao OE para reverter a medida, defendendo que "não fazia sentido" no atual contexto.

O assunto acendeu o debate da manhã desta segunda-feira com o PSD a caracterizar esta proposta de alteração como uma das maiores "cambalhotas orçamentais dos últimos anos". Os socialistas responderam que a direita ficou "sem discurso" e que, se a oposição considera que este é um OE eleitoralista, isso significa que é um bom orçamento.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro