Sábado – Pense por si

Rede de extrema-direita divulga propaganda russa em Portugal

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 07 de setembro de 2023 às 08:00

A editora do neonazi João Martins começou a traduzir obras do ideólogo russo de Vladimir Putin. Um antigo candidato do PNR e colaborador da editora estreitou ligações com o movimento extremista brasileiro Nova Resistência, a maior máquina de propaganda duginista em português.

Era um encontro ansiado. Em 2008, Flávio Gonçalves rumou à Rússia para discursar na Universidade Estatal de Moscovo a convite do Movimento Internacional da Eurásia, que promove a liderança russa do espaço da Eurásia para desafiar o Ocidente liberal. Uma das figuras máximas do movimento era então o filósofo Aleksandr Dugin, hoje apontado como o ideólogo de Vladimir Putin – e o português conseguiu conhecê-lo. “Foi aí que contactei diretamente com Dugin pela primeira vez e pedi autorização para o editar cá”, diz Flávio Gonçalves à SÁBADO, que regressou a Lisboa com o aval editorial de Aleksandr Dugin, com quem foi “mantendo pontualmente contacto por email e Facebook”.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.