Sábado – Pense por si

Rede de extrema-direita divulga propaganda russa em Portugal

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 07 de setembro de 2023 às 08:00

A editora do neonazi João Martins começou a traduzir obras do ideólogo russo de Vladimir Putin. Um antigo candidato do PNR e colaborador da editora estreitou ligações com o movimento extremista brasileiro Nova Resistência, a maior máquina de propaganda duginista em português.

Era um encontro ansiado. Em 2008, Flávio Gonçalves rumou à Rússia para discursar na Universidade Estatal de Moscovo a convite do Movimento Internacional da Eurásia, que promove a liderança russa do espaço da Eurásia para desafiar o Ocidente liberal. Uma das figuras máximas do movimento era então o filósofo Aleksandr Dugin, hoje apontado como o ideólogo de Vladimir Putin – e o português conseguiu conhecê-lo. “Foi aí que contactei diretamente com Dugin pela primeira vez e pedi autorização para o editar cá”, diz Flávio Gonçalves à SÁBADO, que regressou a Lisboa com o aval editorial de Aleksandr Dugin, com quem foi “mantendo pontualmente contacto por email e Facebook”.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.