Sábado – Pense por si

PSP e Metro de Lisboa lançam campanha de segurança nos transportes públicos

O lema da campanha é "jogue connosco e não com a sua segurança" e alerta para "os comportamentos de risco na utilização dos transportes.

O Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS) da PSP e o Metro de Lisboa lançam a partir desta sexta-feira uma campanha que pretende sensibilizar e consciencializar os passageiros "para a segurança nos transportes públicos".

Comboios da CP a circular e Metro de Lisboa parado
Metro de Lisboa faz 50 anos
Descarrilamento de composição do Metro de Lisboa fere maquinista
Comboios da CP a circular e Metro de Lisboa parado
Metro de Lisboa faz 50 anos
Descarrilamento de composição do Metro de Lisboa fere maquinista

De acordo com um comunicado enviado por ambas as entidades, o lema da campanha é "jogue connosco e não com a sua segurança" e alerta para "os comportamentos de risco na utilização dos transportes".

"Neste sentido, a PSP e o Metro de Lisboa criaram uma iniciativa para envolver os passageiros e incentivar os utilizadores dos transportes a participar num jogo, com resposta através de um QR CODE (um código de barras bidimensional), que remete para vídeos disponibilizados no Youtube", lê-se na nota de imprensa.

A PSP recomenda aos utentes do metropolitano que não utilizem o telemóvel durante a abertura de portas, que evitem mostrar objectos de valor bem como locais isolados, que tenham cuidado com os carteiristas e que, em caso de assalto, tentem captar o máximo de características do assaltante de modo a comunicar às autoridades.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.