NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Homem fazia-se passar por funcionário de uma operadora de telecomunicações e prometia benefícios ou reembolsos nas assinaturas de pacotes "TV-Net-Voz", mediante transferências monetárias para referências que fornecia às vítimas.
Três homens foram detidos e um outro foi constituído arguido esta semana, no concelho de Sintra e Santiago do Cacém, pelo envolvimento em "cerca de 45 crimes de burla qualificada", indicou hoje a PSP.
Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP adianta que, no âmbito da investigação, foram cumpridos três mandados de detenção fora de flagrante delito emitidos pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Sintra e foram efetuadas sete buscas domiciliárias.
Segundo a PSP, as detenções foram feitas esta semana no concelho de Sintra (distrito de Lisboa) e em Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, e os quatro arguidos são suspeitos de serem autores e coautores materiais, nesta fase da investigação, de cerca de 45 crimes de burla qualificada.
O Cometlis refere que o homem constituído arguido seria o líder desta rede e que, através de um método inicial de contacto porta a porta e posteriormente por telefone, se fazia passar por funcionário de uma operadora de telecomunicações e prometia benefícios ou reembolsos nas assinaturas de pacotes "TV-Net-Voz", mediante transferências monetárias para referências que fornecia às vítimas.
Segundo a PSP, os investigadores constataram que o suspeito utilizava as plataformas de pagamento automático para consumar os ilícitos criminais.
A PSP avança também que foram identificadas cerca de 130 denúncias por crimes e modos de atuação semelhantes entre 2016 e 2019, sendo a sua grande maioria no distrito de Lisboa, mas também em Setúbal, Porto e Açores, que causaram milhares de euros de prejuízo às vítimas.
A PSP apreendeu ainda seis telemóveis, dois computadores, extratos bancário e diversos formulários e listagens da operadora de comunicações.
O juiz de instrução do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste decretou a prisão preventiva para um dos detidos e os restantes ficaram sujeitos a apresentações semanais às autoridades.
PSP detém três homens suspeitos de pelo menos 45 crimes de burla
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.
Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.
"Representa tudo o que não sei como dividir. As memórias, os rituais diários, as pequenas tradições. Posso dividir móveis e brinquedos, mas como divido os momentos em que penteava o cabelo da Ema todos os dias enquanto ela se olhava no espelho?"
No meio da negritude da actualidade política, económica e social em Portugal e no resto do Mundo, faz bem vislumbrar, mesmo que por curtos instantes, uma luz.