Sábado – Pense por si

PSD: Montenegro suspeita que Rio ande a "oferecer lugares em troca de apoios"

14 de janeiro de 2020 às 18:22
As mais lidas

A quatro dias da segunda volta das diretas, o candidato à liderança do PSD assegurou que não negociou nem vai negociar lugares em troca de votos.

O candidato à liderança do PSD Luís Montenegro negou hoje andar a "oferecer lugares em troca de apoios", mas disse não ter certezas de que "o dr. Rui Rio e os seus apoiantes" não o façam.

Em declarações aos jornalistas na sede da candidatura, em Lisboa, a quatro dias da segunda volta das diretas, Montenegro acusou Rio de, no passado sábado, ter insinuado que a sua candidatura andaria a oferecer lugares em troca de votos.

"Eu quero dizer aqui solenemente uma coisa: eu não convidei ninguém, eu não ofereci lugares a ninguém, mas não estou certo que o dr. Rui Rio e os seus apoiantes não andem a fazer isso um bocadinho por todo o país", afirmou, dizendo ter relatos de pessoas que lhe falam de "algumas abordagens" nesse sentido, sem concretizar mais.

Na madrugada de domingo, Rui Rio afirmou que todos os votos em si foram por "convicção", assegurando que não negociou nem vai negociar lugares.

"Não gosto de ver pessoas a lançarem suspeitas, insinuações para os outros, se calhar para esconder aquilo que fazem. Quero apenas dizer que eu não abordei ninguém nem ninguém da minha candidatura abordou ninguém com vista a trocar apoio por lugares, conforme foi insinuado pelo dr. Rui Rio no passado sábado", reagiu hoje Montenegro.

No entanto, reiterou, "parece que há pessoas que, com ou sem conhecimento do dr Rui Rio, andam a falei de eleições autárquicas, de listas para o futuro".

"Eu não o farei, absolutamente", afirmou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.