A bancada socialista tomou esta posição, em comunicado, após uma audição, na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, sobre a situação do Novo Banco do ministro das Finanças.
O grupo parlamentar do PS é contra o aumento de remunerações e prémios dos gestores do Novo Banco, que distribuiu, em 2019, dois milhões de euros em bónus à gestão.
A bancada socialista tomou esta posição, em comunicado, após uma audição, na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, sobre a situação do Novo Banco do ministro das Finanças, Mário Centeno, e considerou que este tipo de decisões "gera uma grande incompreensão na opinião pública".
Os socialistas recordam, no texto, que "o CEO [director executivo] e administradores executivos do Novo Banco foram aumentados em 2019, ano de prejuízos", que "a administração executiva auferiu 2,3 milhões de euros" e que "há ainda dois milhões que podem ser pagos, a título de bónus, após 2021".
Em 2019, ano em que teve prejuízos de 1.059 milhões de euros, segundo o deputado Fernando Anastácio, citado no comunicado, o banco "contratou um novo administrador financeiro", o irlandês Mark Bourke, ao Allied Irish Banks e que, "para o conseguir atrair, pagou 320 mil euros como bónus".
No comunicado do PS acrescenta-se que Mário Centeno, na comissão, se manifestou contra o pagamento destes prémios.
Na reunião de hoje, o ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno, revelou que será feita uma nova auditoria ao Novo Banco, na sequência da transferência de 850 milhões de euros do Tesouro para o Fundo de Resolução, destinada à instituição.
"Na sequência do empréstimo realizado na semana passada, será feita uma nova auditoria, que atualizará os dados da que está em curso. Foi já iniciado o processo determinado pela lei 15/2019", disse Mário Centeno numa audição regimental da Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia da República, em Lisboa.
PS contra aumento de remunerações e prémios para gestores do Novo Banco
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.