Al-Sisi defendeu que "o povo egípcio já passou por muito" e pretende "um país muito avançado, muito moderno", invocando, também, a questão dos direitos humanos
O Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, pediu hoje, em Lisboa, o apoio de Portugal no processo de transição democrática no seu país, defendendo que o povo egípcio "já passou por muito" e ambiciona um "país muito avançado".
"Damos muito valor à situação de Portugal na mudança para a democracia no Egipto e também esperamos mais esforços vossos para conseguir passar esta situação, muito necessária para o nosso povo", disse hoje o chefe de Estado egípcio.
Abdel Fattah al-Sisi falava no final de um encontro, que durou pouco mais de uma hora, com o Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, no âmbito de uma visita de Estado de dois dias a Portugal.
Al-Sisi defendeu que "o povo egípcio já passou por muito" e pretende "um país muito avançado, muito moderno", invocando, também, a questão dos direitos humanos.
"A liberdade do Egipto é muito importante para a segurança, nomeadamente do Mediterrâneo e da Europa", recordou o Presidente egípcio, nas declarações aos jornalistas.
Al-Sisi defendeu a necessidade de Portugal e Egito se coordenarem para responder aos desafios da região em que ambos os países se inserem, nomeadamente "o extremismo, O terrorismo, a tentativa de desmantelar os países, criar instabilidade e acabar com as instituições legais".
Durante o encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, os dois responsáveis discutiram também a crise dos refugiados e formas de ultrapassar a instabilidade no mar Mediterrâneo, bem como o desenvolvimento do continente africano, "importantíssimo para a agenda dos dois países", referiu al-Sisi.
Enaltecendo as "relações históricas" entre Lisboa e Cairo, o Presidente egípcio disse esperar novas oportunidades para renovar o diálogo entre os dois países, quer a nível bilateral quer multilateral.
Neste âmbito, Abdel Fattah al-Sisi felicitou o país pela eleição de António Guterres como secretário-geral das Nações Unidas, o que, considerou, "indica o valor de Portugal a nível internacional".
O Presidente egípcio reiterou o convite a Marcelo Rebelo de Sousa para que visite o Egito, que o chefe de Estado português anunciara antes ter aceitado.
Presidente egípcio pede apoio de Portugal na transição democrática do Egito
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres