Sábado – Pense por si

Portugal vai receber 25 refugiados menores até ao final de junho

16 de junho de 2020 às 18:12
As mais lidas

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou no Parlamento o compromisso de receber "entre 250 a 500" menores não acompanhados a partir de campos refugiados na Grécia.

Portugal vai receber até ao final do mês de junho os primeiros 25 menores não-acompanhados atualmente em campos de refugiados na Grécia, anunciou hoje o ministro da Administração Interna.

"Iremos já este mês receber os primeiros 25 menores não acompanhados a partir de campos refugiados na Grécia. Assumimos o compromisso de receber entre 250 a 500, iremos até ao final de junho receber os primeiros 25 desse programa", disse Eduardo Cabrita aos deputados da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

O ministro destacou que Portugal é "dos poucos países que está nesse programa".

Face à pressão migratória e à sobrelotação dos vários campos de acolhimento existentes em território grego, o Governo da Grécia pediu aos parceiros europeus que recebessem 1.600 dos cerca de 5.200 refugiados menores não acompanhados que vivem atualmente naquele país.

Uma dezena de Estados-membros responderam positivamente ao apelo, designadamente Portugal, Bélgica, Bulgária, Croácia, Finlândia, França, Irlanda, Lituânia, Alemanha e Luxemburgo.

No parlamento, o ministro da Administração Interna avançou também que o centro de instalação temporária do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) no aeroporto de Lisboa vai reabrir a 01 de julho, altura em que são retomados os voos de países terceiros.

Segundo o governante, este centro vai passar a acolher apenas os cidadãos estrangeiros "inadmissíveis" em Portugal, deixando de alojar requentes de asilo.

Eduardo Cabrita frisou que se aproveitou um aeroporto "com pouco movimento" para fazer "obras estruturais" no centro de instalação temporária do SEF no aeroporto de Lisboa.

Este centro foi encerrado após ter ocorrido em abril neste local um alegado homicídio a um cidadão ucraniano, considerando a PJ que os três inspetores do SEF são "os presumíveis responsáveis da morte".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.