A denúncia é do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, no primeiro dia para os trabalhadores dependentes e pensionistas entregarem a declaração de rendimentos de 2015
O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) afirmou que o portal das Finanças "não está hoje a funcionar", no primeiro dia para os trabalhadores dependentes e pensionistas entregarem a declaração de rendimentos de 2015.
O presidente do STI, Paulo Ralha, disse à Lusa que "osite, de facto, não está a funcionar", acrescentando ter informação de que "durante a manhã [de hoje], houve contribuintes que conseguiram aceder ao portal, mas que agora nada está a funcionar".
Paula Ralha referiu também que "o sistema para entrega das declarações de IRS é muito mais complexo do que em anos anteriores devido a esta possibilidade de fazer a entrega isolada ou em conjunto", conforme os contribuintes optem pela tributação separada ou conjunta, uma alteração que o sindicalista diz "requerer algum conhecimento".
"Não se compreende. Gastaram cinco milhões de euros a controlar o acesso dos trabalhadores à base de dados dos contribuintes, ou seja, a impedir os trabalhadores de trabalharem e depois descurou-se nesta parte", lamentou ainda.
Contactada pela Lusa, fonte do Ministério das Finanças esclareceu que "entre a meia-noite de ontem [quinta-feira] e a manhã de hoje", os serviços da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) "tiveram de fazer um ajuste do programa informático".
A mesma fonte indicou que este ajustamento é necessário para que seja possível ao sistema "dar início às entregas das declarações de rendimentos" e que, "por isso, pode haver algum problema no início das entregas das declarações", mas reiterou que se trata de uma situação "pontual e provisória" e que os serviços da AT "estão a trabalhar nisso".
Concluído o prazo para os contribuintes apresentarem reclamações relativamente às despesas e às deduções inscritas na página disponibilizada no Portal das Finanças, arrancou hoje o período para que os trabalhadores dependentes e os pensionistas entreguem a declaração de rendimentos de 2015 em sede de IRS, tanto os que apresentem a declaração em papel ou através da Internet.
Em Maio, será a vez da entrega das declarações dos contribuintes que aufiram outros rendimentos que não os do trabalho dependente (categoria A) e pensões (categoria H), como é o caso dos trabalhadores independentes (categoria B). Mais uma vez, as entregas em papel e asonline decorrem em simultâneo, ao contrário do que aconteceu em anos anteriores.
Há, no entanto, declarações de rendimentos que têm de ser enviadas obrigatoriamente pela Internet: é o caso das que incluírem os anexos B (rendimentos de categoria B com regime simplificado ou ato isolado), C (rendimentos da categoria B com contabilidade organizada), D (rendimentos abrangidos pelo regime da transparência fiscal), E (rendimentos de capitais), I (rendimentos de herança indivisa) ou L (residente não habitual).
IRS: Portal das Finanças "não funciona" no primeiro dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."