O Índice de Preços ao Consumidor de outubro, que serve de referência à atualização anual das taxas de portagem, foi negativo, confirmou esta quarta-feira o INE.
A taxa de inflação homóloga, sem habitação, no Continente, foi de -0,15% em outubro, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística. Tendo em conta este indicador, que serve de referência à atualização anual das taxas de portagem, não haverá aumentos nas autoestradas nacionais a 1 de janeiro de 2021.
O INE tinha já apontado, a 30 de outubro, na estimativa rápida do Índice de Preços no Consumidor (IPC) que a taxa de inflação homóloga, excluindo habitação, no continente teria sido de -0,18% em outubro. Agora, o valor foi revisto, mas manteve-se negativo.
Por lei, as concessionárias de autoestradas têm de entregar ao Governo até 15 de novembro a sua proposta para a revisão das portagens para entrar em vigor a 1 de janeiro do ano seguinte, sendo que mesmo que o IPC seja negativo não está prevista a possibilidade de descida nos preços.
Em 2016, as taxas de portagem tiveram uma atualização de 0,62%, em 2017 de 0,84%, em 2018 de 1,42% e em 2019 de 0,88%. Em 2020, também pelo facto de o indicador que serve de referência à atualização ter sido negativo, as taxas de portagem ficaram inalteradas.
Para além de não haver aumento das taxas de portagem no conjunto das autoestradas portuguesas, no próximo ano haverá uma descida de preços em vias do interior. O Governo aprovou a introdução de descontos em algumas das antigas Scut a partir de 1 de janeiro, o qual será de 25% aplicado a partir do oitavo dia de circulação num mês para os veículos das classes 1 e 2.
Portagens não sobem em 2021. INE confirma inflação negativa em outubro
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.