Sábado – Pense por si

PJ regista aumento de violência de gangues juvenis em Lisboa

Diogo Barreto
Diogo Barreto 24 de outubro de 2022 às 07:28
As mais lidas

A Polícia Judiciária registou um aumento de homicídios na forma tentada no primeiro semestre do ano. MAI já criou Comissão para analisar fenómeno.

A Polícia Judiciária constatou um aumento de homicídios - na forma tentada - levados a cabo porganguesjuvenis no distrito de Lisboa. No primeiro semestre deste ano foram registados 15 tentativas de homicídio e um caso de homicídio consumado, revelando uma subida abrupta comparando com os dados de 2019 (ano pré-pandemia e confinamentos),segundo o Diário de Notícias

Segundo a Polícia Judiciária, o que interessa no estudo sobre o aumento da violência é a existência de crimes violentos, independentemente do desfecho

Há quatro meses, depois de serem conhecidos os dados do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), revelando uma subida da criminalidade praticada por jovens, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro criou a Comissão de Análise Integrada da Delinquência Juvenil e da Criminalidade Violenta, para analisar o problema e arranjar possíveis soluções. O RASI 2021 dava conta de um aumento na criminalidade grupal (+7,7%) e juvenil (+7,3%).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.