Sábado – Pense por si

PJ lança megaoperação por fuga ao fisco no valor de 300 milhões de euros

Correio da Manhã 29 de novembro de 2022 às 12:56
As mais lidas

A fraude apurada em Portugal é superior a 300 milhões, sendo que na Europa - haverá buscas em mais oito países - a fraude supera os mil milhões.

Está em curso uma das maiores operações de sempre das autoridades portuguesas, em colaboração com as congéneres europeias.

Em causa um esquema de fuga aos impostos através de um carrossel de empresas fictícias. A fraude apurada em Portugal é superior a 300 milhões, sendo que na Europa -haverá buscas em mais oito países - a fraude supera os mil milhões. No nosso país estão previstas mais de 100 buscas, na Margem Sul, em Santarém, Figueira da Foz, Coimbra, Gaia, Porto, Guimarães e Braga.

O processo é da Polícia Judiciária do Porto e é presidido pelo juiz Pedro Miguel Vieira, do Tribunal de Instrução Criminal portuense. Estão previstas pelo menos 15 detenções e haverá buscas em entidades bancárias, designadamente na sede do banco galego Abanca, no Porto, onde passariam muitos destes milhões que deveriam reverter para os cofres do Estado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.