Sábado – Pense por si

Pinto Luz comia com os amigos do PSD, assessores e jornalistas... e quem pagava era a câmara de Cascais

Marco Alves
Marco Alves 23 de outubro de 2024 às 23:00

A autarquia recusou mostrar à SÁBADO as faturas dos almoços dos membros do executivo, para que a revista pudesse escrutinar quem estava presente e o que se gastou. Perdeu a primeira ação em tribunal, recorreu e voltou a perder. Os documentos mostram como durante 10 anos o vice-presidente, hoje ministro das Infraestruturas e Habitação, faturou à autarquia dezenas de refeições com personalidades ligadas ao PSD numa altura em que foi dirigente e candidato à liderança do partido.

Um linguado e um bife à portuguesa com Sebastião Bugalho no dia 14 de fevereiro de 2018 no restaurante Pescador, em Cascais. Um robalo com Pedro Marques Lopes no Furnas do Guincho a 5 de janeiro de 2021. Carabineiros com Dias Loureiro no Visconde da Luz, em Cascais, a 29 de julho de 2019. Creme de marisco, robalo e gelados Santini com Paulo Rangel, a 27 de maio de 2021 no Montemar, de Cascais. Ou ainda filetes de pescada e sashimi de atum a 3 de outubro de 2017 com Marques Mendes no Vela Latina, o mesmo restaurante de Lisboa onde voltaria a 10 de novembro de 2020 para almoçar lagostins e dourada com Miranda Sarmento, hoje ministro das Finanças.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.