Sábado – Pense por si

Viagens da Microsoft. Autarca de Braga já é arguido. Ministro Pedro Duarte diz que não foi notificado

António José Vilela
António José Vilela 18 de dezembro de 2024 às 19:00

A PJ está a notificar vários autarcas para os indiciar por crimes de recebimento indevido de vantagem e, eventualmente, corrupção passiva no caso das viagens aos EUA patrocinadas pela Microsoft. Presidente da autarquia de Braga já é arguido. Atual ministro Pedro Duarte, que terá estado na origem de convites quando era funcionário da empresa, garante que não recebeu qualquer notificação das autoridades.

Mais de 10 anos depois das viagens e alojamento alegadamente pagos para visitar a sede da Microsoft nos EUA e 29 meses depois da operação de buscas a várias autarquias e a empresas decretadas pela 1ª Secção do DIAP de Lisboa, a Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da Polícia Judiciária (PJ) está a constituir arguidos no âmbito do processo 7961/17.9T9LSB, o caso que ficou conhecido como as viagens dos autarcas à Microsoft.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.