Sábado – Pense por si

Pinker. Suspensa a licença da nova plataforma TVDE exclusiva para mulheres

Luana Augusto
Luana Augusto 30 de novembro de 2024 às 16:40
As mais lidas

Em causa está a alegada violação da lei atual sobre a atividade de transporte individual e remunerado de passageiros.

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) suspendeu a licença da Pinker, a nova plataforma da TVDE destinada exclusivamente a mulheres, até serem prestados esclarecimentos pedidos pela entidade.

Vitor Mota/ Medialivre

A suspensão foi confirmada pela responsável do projeto, Mónica Faneco, ao jornal Público e em causa está a alegada violação da lei atual sobre a atividade de transporte individual e remunerado de passageiros.

"A empresa não está suspensa, apenas a licença foi suspensa até serem prestados os esclarecimentos necessários", confirmou Mónica Faneco à agência Lusa.

O lançamento da Pinker estava prevista para o final de novembro/início de dezembro. Contudo, segundo o IMT, esta plataforma poderá violar a legislação em vigor, que garante que a atividade de transporte individual e remunerado de passageiros não pode ser discriminatória.

"Os utilizadores, efetivos e potenciais, têm igualdade de acesso aos serviços de TVDE, não podendo os mesmos ser recusados pelo prestador em razão, nomeadamente de ascendência, idade, sexo", lê-se na lei citada pelo Público.

Embora a Pinker tenha apresentado justificações sobre o lançamento desta plataforma, o IMT considerou que os esclarecimentos prestados são insusficientes.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.