Processo poderá levar alguns minutos. É necessário apenas o cartão de identificação.
A partir deste sábado, 30 de novembro, os jovens até aos 23 anos passam a ter direito ao passe gratuito, mesmo que não sejam estudantes. Saiba como usufruir desta medida.
Onde pedir o passe gratuito?
Para garantir o acesso gratuito ao passe de transporte é necessário o seu carregamento. Este pode ser feito junto dos operadores de transportes ou através da aplicação Navegante, disponível para Android ou IOS.
Como aderir através da aplicação?
Para ter direito ao passe gratuito basta descarregar a App Navegante, encostar o cartão Navegante com a parte de trás do telefone para a leitura do cartão, selecionar "Prolongar Gratuitidade Jovem" e aguardar enquanto é verificado o acesso.
Poderá ser necessário a atualização dos dados pessoais e o preenchimento de um formulário. Se for esse o caso, deverá clicar em "Atualizar dados de cliente". Neste processo é necessária uma fotografia do cartão de cidadão. Depois disso, a gratuitidade do passe fica ativa.
O que é necessário?
Para garantir a gratuitidade do passe basta apresentar o cartão de identificação juntos dos operadores de transportes, ou tirar uma fotografia ao mesmo e colocá-lo na app Navegante. O objetivo é comprovar a idade do utilizador.
É necessário o carregamento do cartão mensalmente?
Não. Se tem menos de 19 anos a gratuitidade é valida até ao último mês em que completa essa idade, ou até ao fim da validade do cartão.
Para quem tem mais de 19 anos, a medida é valida até setembro de cada ano, sendo por isso necessário o seu carregamento posterior.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.