Sábado – Pense por si

PAN vai abster-se na votação final global do OE2022

Leonor Riso
Leonor Riso 26 de maio de 2022 às 15:10
As mais lidas

A intenção foi anunciada por Inês Sousa Real.

O PAN vai abster-se na votação final global do OE2022, anunciou a líder do partido, Inês Sousa Real. "Estão reunidas as condições para que nos possamos abster e a nossa Comissão Política Nacional assim o deliberou", afirmou a deputada única no Parlamento.

Inês Sousa Real elencou as justificações para a abstenção, como "alterações assinaláveis" em matéria ambiental, como o combate à pobreza energética com um reforço de 40 milhões para o programa, um milhão de euros para a mobilidade ciclável e cinco milhões para a "deseucaliptização" de Portugal.

Quanto a matéria social, deu como exemplo o alargamento dos bancos de leite materno, entre outros.

"Pelo caminho ficaram várias medidas", lamentou, como a "renegociação da injeção de capital no Novo Banco". Além disso, "o PS não acompanhou a redução do IVA para 6% para serviços médico-veterinários". O não-alargamento da tarifa social de energia e o chumbo da licença menstrual também foram citadas pelo PAN.

"Esperemos que seja possível o diálogo em sede de apoio legislativo. Deve manter-se ao longo do ano e dos quatro anos que temos pela frente", assinalou a líder do PAN.

A votação global final do OE2022 ocorre esta sexta-feira, 27 de maio.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres