
Chegam a Itália primeiros elementos da flotilha expulsos por Israel
O senador Marco Croatti, o deputado Arturo Scotto, a eurodeputada Annalisa Corrado e a eurodeputada Benedetta Scuderi, chegaram hoje a Itália.
O senador Marco Croatti, o deputado Arturo Scotto, a eurodeputada Annalisa Corrado e a eurodeputada Benedetta Scuderi, chegaram hoje a Itália.
Leitão Amaro criticou "uma má prática que existiu em Portugal durante uns anos e que se instalou".
Criada, também, por Steven Knight, terá duas temporadas, cada uma das quais com seis episódios. Vêm aí mais personagens e novos Shelbys.
Marisa Matias defendeu que o Governo deve ter mão firme e exigir a libertação dos tripulantes portugueses.
Loubna Yuma, advogada da Adalah, a equipa jurídica da flotilha, disse à agência de notícias EFE que os ativistas foram levados para a prisão de Saharonim, de onde serão provavelmente deportados para os países de origem.
As autoridades israelitas detiveram dezenas de ativistas que integravam a Global Sumud Flotilla, o maior grupo até agora a tentar furar o bloqueio marítimo de Gaza. A jornalista da AP Sam Mednick explica como se desenrolou a operação e o que significa para a entrega de ajuda humanitária na região.
Entre os participantes da flotilha detidos pelas autoridades israelitas constam quatro cidadãos portugueses: a líder do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, a atriz Sofia Aparício e os ativistas Miguel Duarte e Diogo Chaves.
Manifestantes pró-Palestina, essencialmente estudantes, entraram esta quinta-feira em confrontos com a polícia quando tentavam entrar na estação central de Bolonha, Itália. Os manifestantes mostravam o seu apoio à Flotilha Global Sumud.
Goodall morreu na quarta-feira aos 91 anos. Ao longo de seis décadas foi uma pioneira na investigação animal e na defesa da fauna.
O ministro da Defesa apelou a Israel que devolva os cidadãos portugueses e os outros aos seus países de origem "tratando-os com respeito pelos direitos que lhes cabem".
Audiência decorrere às 14h, no Palácio de Belém, e foi divulgada pela Presidência da República, em nota oficial, acrescentando que o encontro acontece a pedido do BE.
O primeiro-ministro disse que o Governo está "em contacto com as autoridades israelitas com vista a salvaguardar a situação desses portugueses", como "é a responsabilidade" para com todos os cidadãos nacionais. Mariana Mortágua, Sofia Aparício e Miguel Duarte foram detidos.
Segundo o inquérito da FRA, 95% das crianças ciganas portuguesas com idades até aos 17 anos estavam em risco de pobreza, um valor dois pontos percentuais abaixo do resultado do inquérito de 2021, mas muito longe da média de 18% para as crianças da população em geral.
"11 pessoas, incluindo três cidadãos turcos, que tinham solicitado assistência, foram retiradas para terra pelas nossas Forças Navais”, indicou o governo turco.
Organização denuncia avistamento de drones e embarcações, possívelmente da Marinha israelita. Como consequência, alguns tripulantes atiraram os seus telemóveis à água.