Sábado – Pense por si

Os pequenos “antifas” portugueses

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 10 de junho de 2020 às 18:00

Não seguem o mesmo dress code nem juntam grandes números, mas existem. Garantem ser pacíficos.

A administração de Donald Trump quer classificá-los como terroristas nos Estados Unidos, mas em Portugal desfilam pacificamente na Av. Almirante Reis, em Lisboa, com mensagens de revolta. "Fascistas, racistas não passarão", grita um grupo de antifas portugueses, exibindo cartazes que vão de "Black Lives Matter" até ao "ACAB" (All Cops Are Bastards). Milhares de pessoas juntaram-se contra o racismo em Lisboa, Porto e Coimbra no passado sábado, dia 6, com máscara, mas sem distância de segurança, num protesto que integrou antifas portugueses.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.