Treze bebés estão infetados, mas "clinicamente estáveis". Grávidas estão a ser transferidas para outros hospitais.
A unidade de internamento de neonatologia do hospital de Santa Maria, em Lisboa, foi encerrada devido ao surto de uma bactéria multirressistente. A notícia foi avançada pelo jornalExpresso, que indica ter sido proibida a admissão de bebés e que 13 estão infetados, mas "clinicamente estáveis".
David Martins/CM
"Os bebés positivos estão clinicamente estáveis e o Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos do CHULN está a acompanhar a situação de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde", adiantou à Lusa o centro hospitalar.
Segundo referiu, o serviço de neonatologia do hospital está encerrado para novas admissões e os bebés "não foram nem vão ser transferidos" para outros hospitais.
"A resposta nesta área é assegurada por meios internos do CHULN e através de articulação com a rede durante os procedimentos de boas práticas necessários para resolver a situação", garantiu.
A bactéria em questão é aklebsiella pneumoniae.
Esta bactéria pode ser resistente a antibióticos e provocar pneumonia, meningite ou infeções.
As grávidas de risco que precisem de cuidados neonatais estão a ser transferidas para outras unidades de saúde.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.