Sábado – Pense por si

Navio mercante auxiliado por autoridades após fogo a bordo ao largo do Algarve

Os meios da Autoridade Marítima Nacional e da Marinha continuam "a acompanhar a situação no local".

As autoridades marítimas auxiliaram, ao largo de Sagres, um navio de bandeira dinamarquesa com 370 metros de comprimento, que ficou à deriva devido a um incêndio na casa de máquinas, controlado a bordo sem haver feridos.

Segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN), o alerta foi recebido durante a madrugada através do Centro de Coordenação Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa, depois de o incêndio ter deixado a embarcação sem propulsão.

O navio está "fundeado a cerca de duas milhas náuticas (aproximadamente 3,7km) de Sagres", concelho de Vila do Bispo, distrito de Faro, precisou a AMN em comunicado.

"Do incêndio não houve feridos a registar, tendo sido afetada apenas a zona onde o incêndio deflagrou", esclareceu a AMN, precisando que as autoridades marítimas enviaram "uma embarcação do Comando local da Polícia Marítima de Lagos e o navio 'NRP Cassiopeia', da Marinha Portuguesa, para acompanhar a situação".

A AMN adiantou que, desde que a situação foi dada por controlada e "até ao final da manhã, decorreram trabalhos para fundear o navio, o que aconteceu cerca das 12:30".

Os meios da Autoridade Marítima Nacional e da Marinha continuam "a acompanhar a situação no local" e "o armador do navio já foi contactado, estando neste momento em curso trabalhos para reparar a avaria a bordo" do porta-contentores dinamarquês, acrescentou.

A AMN adiantou que "também foram ativados para o local rebocadores", que "se prevê que cheguem ao local ao final do dia de hoje".

A capitania do porto de Lagos está a coordenar os trabalhos, em articulação com o MRCC, e já foi "ativada" e colocada de "prontidão" a "equipa de combate à poluição do mar sediada no Departamento Marítimo do Sul, pertencente à AMN.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.