Sábado – Pense por si

MP acusa suspeito da morte de Bruno Candé de homicídio por ódio racial

SÁBADO
SÁBADO 19 de janeiro de 2021 às 12:54
As mais lidas

Evaristo Martinho, de 76 anos, assassinou Bruno Candé em plena via pública, em Lisboa, no mês de julho passado. Ministério Público provou expressões que o suspeito terá dito como "Vai para a tua terra, preto!" ou "Tens toda a família na senzala e devias também lá estar".

O Ministério Público acusou Evaristo Marinho, de 76 anos, pelo crime de homicídio qualificado de Bruno Candé, em julho do ano passado. De acordo com o Público, o crime é "agravado por ódio racial".

bruno cande marques
bruno cande marques Facebook

No despacho de acusação, o Ministério Público recorda que o suspeito participou na guerra colonial em Angola e que, quando atirou a matar contra o ator Bruno Candé, se "referiu em concreto à cor da sua pele".

"Vai para a tua terra, preto!", "Tens toda a família na senzala e devias também lá estar", "Fui à c*** da tua mãe e daquelas pretas todas! Eu violei lá a tua mãe", "Anda cá que levas com a bengala, preto de m****" foram algumas das expressões dadas como provadas pelo Ministério Público, na altura do assassinato em plena via pública, a 25 de julho do ano passado. O homicídio é considerado agravado por ter sido "determinado por ódio racial".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!