Sábado – Pense por si

Montenegro obteve isenções fiscais, mas com truques

Paulo Vila 09 de agosto de 2023 às 20:00

A SÁBADO consultou todos os documentos da casa de Luís Montenegro. O líder do PSD obteve uma Certidão de Reabilitação Urbana da Câmara de Espinho: Mas não reabilitou nada e demoliu tudo, não fez a vistoria prévia obrigatória e ainda teve a autarquia a aplicar a lei retroativamente ao seu caso. Com tudo isso, conseguiu poupar perto de 100 mil euros em impostos, só no IVA.

Faltava um ano para Pinto Moreira concluir o último mandato na presidência da câmara de Espinho quando o munícipe Luís Montenegro, amigo de longa data, lhe dirigiu uma exposição com cinco páginas. Nela, dava-lhe conta das circunstâncias em que comprou uma casa deteriorada numa zona nobre da cidade, a meia dúzia de passos da praia Azul, e de como a licenciou e transformou numa moradia unifamiliar. São seis pisos de construção luxuosa que eliminaram por completo a velha casa de rés do chão e andar existente no nº 320 da Avenida 8.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.