Sábado – Pense por si

Carla e Catarina: a vida das mulheres dos líderes do PS e PSD

Marco Alves
Marco Alves 06 de março de 2024 às 23:00

Catarina Gamboa, formada em Economia, tem 41 anos e sempre se movimentou na esfera de influência do PS de Lisboa. Empregou-se na consultora do ex-ministro socialista Augusto Mateus com a ajuda do pai, e foi militante da JS, onde conheceu Pedro Nuno Santos, de quem está noiva, e Duarte Cordeiro, de quem é amiga e chefe de gabinete. Carla Montenegro tem 50 anos e fez toda a sua carreira numa IPSS que trabalha em bairros desfavorecidos de Espinho. Tirou dois cursos superiores.

O percurso profissional de Catarina Gamboa, mulher de Pedro Nuno Santos, é indissociável da Juventude Socialista (JS) e do Partido Socialista (PS), bem como da sua ligação a Duarte Cordeiro, atual ministro do Ambiente e da Ação Climática, de quem é amiga e chefe de gabinete há vários anos. Catarina Gamboa partilha com Cordeiro, e também com Pedro Nuno Santos, o facto de terem tirado o mesmo curso (Economia) na mesma universidade (o ISEG, em Lisboa) e mais ou menos na mesma altura (finais da década de 90 e anos seguintes).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.