Sábado – Pense por si

Carla e Catarina: a vida das mulheres dos líderes do PS e PSD

Marco Alves
Marco Alves 06 de março de 2024 às 23:00

Catarina Gamboa, formada em Economia, tem 41 anos e sempre se movimentou na esfera de influência do PS de Lisboa. Empregou-se na consultora do ex-ministro socialista Augusto Mateus com a ajuda do pai, e foi militante da JS, onde conheceu Pedro Nuno Santos, de quem está noiva, e Duarte Cordeiro, de quem é amiga e chefe de gabinete. Carla Montenegro tem 50 anos e fez toda a sua carreira numa IPSS que trabalha em bairros desfavorecidos de Espinho. Tirou dois cursos superiores.

O percurso profissional de Catarina Gamboa, mulher de Pedro Nuno Santos, é indissociável da Juventude Socialista (JS) e do Partido Socialista (PS), bem como da sua ligação a Duarte Cordeiro, atual ministro do Ambiente e da Ação Climática, de quem é amiga e chefe de gabinete há vários anos. Catarina Gamboa partilha com Cordeiro, e também com Pedro Nuno Santos, o facto de terem tirado o mesmo curso (Economia) na mesma universidade (o ISEG, em Lisboa) e mais ou menos na mesma altura (finais da década de 90 e anos seguintes).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.