Sábado – Pense por si

Moedas não quer monumento a Vasco Gonçalves, mas ele avança

Margarida Davim
Margarida Davim 28 de setembro de 2023 às 14:31

Siza Vieira fez o projeto. E haverá uma inauguração virtual do monumento evocativo de Vasco Gonçalves a 5 de outubro, na Alameda, em Lisboa. Plano da Associação Conquistas da Revolução é fazer um crowdfounding para a estátua e oferecê-la à cidade.

A Associação Conquistas da Revolução não vai desistir de evocar a memória de Vasco Gonçalves e mantém o sonho de inaugurar um monumento àquele que foi uma das mais marcantes figuras do PREC (Período Revolucionário em Curso) nos 50 anos do 25 de Abril. Depois de o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas ter recuado na ideia de homenagear o "camarada Vasco" (como era conhecido o ex-primeiro-ministro), a Associação vai avançar com uma inauguração virtual doprojeto de Sizae uma angariação de fundos para construir o monumento.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.