O médico e candidato à câmara de Vila Nova de Gaia Horácio Costa é conhecido pela sua excentricidade.
O líder do Chega, André Ventura, tem vindo a desvendar a sua lista de ministros-sombra. Para a pasta da saúde escolheu o cirurgião plástico Horácio Costa, antigo diretor do serviço de Cirurgia Plástica do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE), número dois na lista autárquica por Vila Nova de Gaia, como independente. Anteriormente Horácio Costa foi notícia por, em 2023, se ter vestido como um templário para receber médicos em formação no Hospital de Gaia.
Cirurgião plástico Horácio Costa veste-se de templário para receber médicosD.R.
À altura da recepção a administração do centro hospitalar de Gaia admitiu ter tido conhecimento da vontade de Horácio Costa se mascarar, mas garante não se rever naquele "tipo de iniciativas”. Nos vídeos que circularam pelas redes sociais na altura podia ver-se o médico envergando um disfarce de templário com uma réplica de uma espada. À medida que chegavam os novos médicos do serviço ajoelhavam-se frente a Horácio Costa que imitava os gestos que se associam a cavaleiros e nobres na Época Medieval.
Um dos vídeos divulgados mostrava a médica Merve Terzi, da Turquia, a dizer em inglês que prometia "honrar o serviço de cirurgia plástica do Hospital de Gaia, saudando todos os colegas". Em resposta, Horácio Costa tocou-lhe com a espada em ambos os ombros e declarou-a como "residente do serviço de cirurgia plástica do hospital". Na sala estavam várias pessoas, algumas das quais filmando e outros sorrindo.
O médico justificava à data, em declarações ao Polígrafo, que se tinha vestido assim como parte de uma “encenação com todo o serviço" para dar as boas-vindas aos novos internos."É abraçado no final como irmão do serviço para ter uma formação de alta qualidade e pugnar pelo SNS”, explicava.
Horácio Costa revelou ainda que se vestia de templário porque gostava “da área dos templários, do que eles significaram do início, no sentido da ajuda aos necessitados”.
Em 2023 a Rádio Renascença apurou, junto de fonte hospitalar, que Horácio Costa é conhecido pela sua excentricidade.
Horácio Costa é especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética, especialista em Cirurgia Maxilo-facial e o primeiro diretor do Serviço de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Maxilofacial do CHVNGE. Entre 2006 e 2019 foi professor catedrático do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.
Nota: artigo alterado pelas 17h40. Anteriormente lia-se, erradamente, que Horácio Costa ainda era diretor do serviço de cirurgia plástica na ULS Gaia e Espinho, cargo que deixou em maio de 2024.
Ministro-sombra da saúde do Chega vestiu-se de templário para receber médicos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.