O Metropolitano de Lisboa prevê como data limite da entrada em funcionamento do novo equipamento o ano de 2025.
OMetropolitano de Lisboaselecionou quatro candidatos no âmbito do concurso público para aquisição de material circulante e de sistema de controlo automático dos comboios, anunciou esta segunda-feira a empresa.
Em comunicado, a empresa adianta que os "candidatos têm até às 23h59 do dia 12 de julho de 2019 para apresentarem as propostas para aquisição de material circulante e de sistema automático de comboios para a rede do Metropolitano de Lisboa, E.P.E. (1.ª Fase)".
"O concurso limitado por prévia qualificação" foi lançado no final de setembro de 2018 em cerimónia presidida pelo primeiro-ministro,António Costa, tendo o prazo de apresentação de candidaturas decorrido até 14 de novembro de 2018.
Segundo anunciou em setembro do ano passado o presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, Vítor dos Santos, o valor do preço base para a aquisição dos bens móveis é de 127.250.000 euros.
De acordo com o Metropolitano de Lisboa, o investimento irá permitir a aquisição de 14 novas unidades triplas (42 carruagens) e a contratação de um sistema internacionalmente designado de CBTC- Computer Based Train Control.
Relativamente à aquisição do novo material circulante, a empresa destaca que vai proporcionar uma melhoria da oferta de comboios e serviços do metro e um maior conforto para os clientes e maior ergonomia para o maquinista.
A aquisição vai proporcionar ainda uma melhoria nas acessibilidades para clientes de mobilidade condicionada.
O metro vai ter assim "um sistema de comunicação com os clientes com informação variável e flexível, sistemas de segurança e vídeo vigilância mais modernos e supervisão técnica do comboio em linha com a tecnologia do séc. XXI".
No que diz respeito ao sistema CBTC, o investimento, segundo a empresa, vai permitir um controlo contínuo do movimento dos comboios, garantindo a não ultrapassagem de pontos de paragem e dos limites de velocidade em cada ponto da rede.
Vai permitir também a substituição do sistema de controlo de passagem de sinais proibitivos, instalado nos anos 70 e já obsoleto e sem fabrico e os registos técnicos e operacionais que facilitem o diagnóstico de avarias e análise de incidentes.
"Este sistema associado aos novos comboios permitirá, igualmente, um aumento da frequência e da regularidade do serviço público de transporte prestado pelo Metropolitano de Lisboa garantindo, de um modo mais eficaz, a oferta de comboios, em número e frequências mais adaptados às necessidades do serviço público e com segurança acrescida", é ainda referido.
Metro selecionou quatro candidatos para fornecimento de novo material circulante
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?