Sábado – Pense por si

Médicos contra emissão de baixas pelo SNS24

Diogo Barreto
Diogo Barreto 31 de janeiro de 2023 às 08:27
As mais lidas

O bastonário da Ordem dos Médicos esclarece que a baixa é um "ato médico" que não pode ser feito por enfermeiros, sugerindo antes uma declaração sob compromisso de honra.

Os médicos estão contra a emissão das baixas de curta duração sem intervenção de clínicos por parte doSNS24,avança o Jornal de Notícias. Sugerem, em vez, uma modalidade que permita ao trabalhador entregar à entidade patronal uma autodeclaração de que está doente, sob compromisso de honra.

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, disse ao diário que estava contra a proposta do Ministério da Saúde para um mecanismo com o qual não seja preciso o recurso ao médico de família para pedir uma baixa médica não remunerada e com duração abaixo dos três dias. Objetivo seria reduzir tarefas que recaem sobre os centros de saúde. "Tem de haver responsabilização do cidadão e a definição de limites para proteger também os interesses das empresas", disse o Bastonário, Miguel Guimarães, aod jornal.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.