Sábado – Pense por si

Marta Temido admite encerramento das escolas

Diogo Barreto
Diogo Barreto 20 de janeiro de 2021 às 23:24
As mais lidas

A ministra da Saúde informou que a decisão deve ser tomada esta quinta-feira em Conselho de Ministros e que mudança de opinião advém da evolução da situação.

O Governo já não exclui o encerramento das escolas, informou a ministra da Saúde, Marta Temido, à saída de uma reunião com especialistas e o ministro da Educação.

Marta Temido
Marta Temido Lusa

A ministra não quis avançar pormenores, se todas as escolas vão fechar ou só algumas, essa será uma decisão do Conselho de Ministros e depois comunicada pelo primeiro-ministro. A decisão deve ser tomada esta quinta-feira. 

A minsitra afirmou que há uma "aceleração da transmissão" e que a nova variante significava 8% dos casos na semana passada e que nesta altura os especialistas estimam que já seja responsável por 20% e que possa atingir os 60% na próxima semana.

"A situação mudou, agravou-se", referiu a ministra da Saúde em entrevista àRTP, sublinhando os "factos novos", como a variante inglesa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.