O Presidente da República viaja para Nova Iorque, onde vai participar pela primeira vez na Assembleia Geral das Nações Unidas. Nem a explosão em Nova Iorque, que aconteceu este domingo e que feriu 29 pessoas, será impedimento à deslocação
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tem encontro marcado em Nova Iorque com o antigo primeiro-ministro português e actual candidato a secretário-geral da ONU António Guterres. Acompanhado pela comitiva, onde constará o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, Marcelo irá intervir pela primeira vez perante a Assembleia Geral da ONU. Nem a explosão em Nova Iorque, que aconteceu este domingo e que feriu 29 pessoas, serão impedimento à deslocação.
O discurso do Presidente da República, que acontecerá na próxima terça-feira à tarde, será sobre refugiados. O chefe de Estado português, que viaja em voo comercial, chega a Nova Iorque este domingo à noite (madrugada de segunda-feira em Lisboa) e regressa dos Estados Unidos na quinta-feira, com chegada a Portugal na sexta-feira de manhã.
Marcelo Rebelo de Sousa e Jorge Sampaio vão cruzar-se em Nova Iorque com o antigo primeiro-ministro português António Guterres, que estará nesta cidade no mesmo período, prosseguindo os contactos relacionados com a sua candidatura ao cargo de secretário-geral da ONU.
A intervenção de estreia do Presidente da República perante a Assembleia Geral da ONU está marcada para terça-feira à tarde, já de noite em Lisboa. No mesmo dia, estará numa recepção oferecida pelo presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama.
À margem da sessão de debate geral anual entre chefes de Estado e de Governo dos 193 membros-membros da ONU, Marcelo Rebelo de Sousa vai ter encontros bilaterais com o rei de Espanha, Felipe VI, e com o recém-empossado presidente do Brasil, Michel Temer, na segunda-feira.
Estão já confirmados também, entre segunda e quarta-feira, encontros bilaterais com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e com os presidentes de Moçambique, Filipe Nyusi, do Chile, Michelle Bachelet, da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, do Senegal, Macky Sall, da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, e do Gana, John Dramani Mahama.
Na quarta-feira, o Presidente da República encontra-se com a comunidade portuguesa da Costa Leste dos Estados Unidos, num centro de artes dos espectáculos em Newark, Nova Jersey. Marcelo Rebelo de Sousa vai discursar perante os portugueses e luso-descendentes, seguindo-se um concerto da fadista Raquel Tavares.
A 71.ª sessão da Assembleia Geral da ONU acontece menos de um mês antes da data prevista para o fim do processo de escolha do novo secretário-geral da ONU.
No seu último dia em Nova Iorque, quinta-feira, o programa do Presidente da República inclui um pequeno-almoço oferecido pela Câmara Luso-Americana de Comércio e um almoço com membros da Sociedade Luso-Americana de Pós-graduados.
Neste dia, Marcelo Rebelo de Sousa visitará ainda, no Centro para a História Judaica de Nova Iorque, uma exposição sobre o cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que durante a II Guerra Mundial salvou do regime nazi milhares de judeus e outros refugiados.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.