Sábado – Pense por si

Lisboa: plano municipal de emergência tem... 17 anos

Actualização estará pronta no final de Setembro, garante vereador da Câmara Municipal de Lisboa

O plano municipal de emergência de Lisboa data de 1999 e, apesar de ajustamentos, aguarda há muito pela sua actualização, que deve ficar concluída "no final do mês" para ser remetida para aprovação, assegurou o vereador da Protecção Civil.

"O plano de emergência está a ser trabalhado agora, porque entretanto alterou a legislação, e, portanto, no final do mês, deve estar pronto", afirmou à agência Lusa o vereador Carlos Castro (PS), acrescentando que o documento será depois remetido ao conselho municipal e à Autoridade Nacional de Protecção Civil.

A autarquia apresentou em 2014 uma actualização do plano municipal de emergência de Lisboa, mas um parecer da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) apontou "incorrecções e omissões" ao documento, impedindo a sua aprovação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.