A alteração ao Regimento da Assembleia da República, acordada por PS e PSD, é "matéria do foro" do parlamento, diz Marcelo. Diz ter uma "posição de equilíbrio", de "não passar do 80 para o oito".
O Presidente da República defendeu hoje que "os debates, em democracia, nunca são para preencher calendário", assumindo ter uma posição de equilíbrio face ao tema, designadamente os debates parlamentares quinzenais com o primeiro-ministro, que passaram a bimensais.
"Os debates, em democracia, nunca são para preencher calendário. Ouvi alguém dizer que não fazia sentido. Faz sentido fazer debates para preencher calendário porque é isso a democracia", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas, em Lisboa.
O chefe de Estado ressalvou que a alteração ao Regimento da Assembleia da República, acordada por PS e PSD, é "matéria do foro" do parlamento, mas vincou ter uma "posição de equilíbrio", de "não passar do 80 para o oito".
O Presidente da República respondia a questões da comunicação social após uma visita a três unidades hoteleiras lisboetas, a convite da Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).
"Já fiz um comentário, a título de exemplo. Como eventual recandidato à Presidência da República: debates com todos os candidatos", recordou Marcelo Rebelo de Sousa para mostrar o seu espírito democrático.
Rebelo de Sousa deu ainda o exemplo da chanceler alemã, Ângela Merkel, que vai "ao bundestag (parlamento) antes de todos os conselhos europeus explicar a posição do Governo, com números" – "está a cumprir calendário, mas está a fazer democracia".
"Quando as instituições começam a fechar-se porque acham que há debates a mais há qualquer coisa que não é boa para a democracia", concluiu o chefe de Estado.
Marcelo: “Debates em democracia nunca são para preencher calendário”
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.