Mariana Esteves e Rui Maciel são os novos cronistas do site da SÁBADO. Pode acompanhá-los a partir de 15 de janeiro, todas as segundas-feiras.
Opodcast Mão Visível, da autoria de Mariana Esteves e Rui Maciel, chegou aositedaSÁBADO. Todas as segundas-feiras, a partir de 15 de janeiro, pode ouvir opodcaste ler os textos de opinião dos economistas que desconstroem "a economia de uma maneira jovem" nositedaSÁBADO.
"Os leitores podem esperar discussões divertidas, economia mais terra a terra", refere Rui Maciel à SÁBADO, acrescentando que se trata de uma "conversa entre amigos, mas com uma vertente económica: as pessoas aprendem economia de uma forma descontraída".
Mariana Esteves, economista e investigadora na Nova SBE, e Rui Maciel, que está atualmente a estudar Data Science num mestrado na Barcelona School of Economics, têm ambos 27 anos. Gostam de discutir política, economia e a atualidade nacional e internacional. "Na comunicação social, são sempre os mesmos e falam sempre de maneira complicada. Os conceitos económicos são diferentes do que há 40 anos, a literatura económica teve uma alteração significativa." O podcast traz assim uma nova compreensão das questões políticas e económicas, ao mesmo tempo que esclarece as gerações mais novas.
O podcast surgiu de uma simples ideia entre dois amigos que tinham ideais diferentes, mas gostavam de discutir política, conta Rui Maciel. Começaram um blogue no final de 2020 mas nas eleições presidenciais de 2021, optaram por passar para lives na rede social Instagram. No entanto, após as eleições, no final de janeiro, iniciaram o Mão Visível.
"Temos como objetivo melhorar o espírito democrático", conta Rui Maciel, acrescentando que ele e Mariana Esteves dão "conteúdo político a jovens num formado apetecível." O próprio nome do podcast, Mão Visível, mostra essa mesma ideia. "Existe a mão invisível aclamada na economia, está associado a este tipo de conceito", explica. "Muitas vezes, os economistas perdem-se em conceitos económicos, e nós desconstruímos a economia na parte invisível, tornamo-la visível."
Desde os impostos em Portugal, ao resumo da economia de 2023, às guerras e à literacia financeira, a Mão Visível apresenta uma nova abordagem das temáticas consideradas complexas. Agora, no site da SÁBADO, em podcast e crónica.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.