NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Ivo Lucas, Paulo Neves e Cristina Branco foram condenados a pena suspensa, ao passo que Tiago Pacheco recebeu uma multa.
A 5 de dezembro de 2020, um acidente na A1 provocou a morte da cantora de Sara Carreira. Esta sexta-feira, 12 de janeiro, os quatro arguidos envolvidos conheceram finalmente a sua sentença no Tribunal de Santarém. Paulo Neves, o homem que nesse dia seguia alcoolizado, foi condenado a 3 anos e 4 meses e foi-lhe imputada a maior culpa.
sara carreiraInstagram
Ivo Lucas recebeu uma pena de 2 anos e 4 meses e a fadista Cristina Branco de 1 ano e 4 meses.
A Tiago Pacheco foi aplicada uma multa de 7 euros por dia durante 153 dias – o que em termos reais representa 1.071 euros.
"Este é um dos crimes mais difíceis de julgar, ainda para mais quando temos a imagem da pessoa. O que aconteceu a Ivo e Cristina pode acontecer a qualquer pessoa que ande na estrada", referiu a juíza.
À saída do Tribunal de Santarém, Tony Carreira revelou que os arguidos utilizaram o truque da amnésia. "Na vida real todos aqui seguiram uma tática de advogado. Foi a carta da amnésia, e ninguém se lembra de nada. Mas também na vida real dentro da carta da amnésia toda a gente se lembra daquilo que lhe dá jeito. Havia nevoeiro quando foi provado que não havia, que não havia visibilidade a 400 metros. O que eu digo é que não custava a estes arguidos simplesmente dizerem-me a verdade que era isso que eu procurava."
Aos jornalistas, o pai de Sara Carreira mostrou-se também extremamente desagradado com a decisão do tribunal. "Eu não entendo como o Ministério Público queria ilibar uma pessoa que é bêbada, e que ia a 28 quilómetros à hora, mas que de repente lembrou-se que não ia a 28", acrescentou.
Do julgamento resultaram muitas críticas, deixadas pelos advogados dos arguidos, nomeadamente pelo advogado de Ivo Lucas, que disse que não compreende como é que a juíza não viu que as imagens eram perfeitamente fundamentais para ajudarem na compreensão no caso.
Sabe-se que a defesa de Ivo Lucas vai recorrer da decisão do Tribunal da Relação, e que a advogada de Cristina Branco irá provavelmente fazer o mesmo. Já o advogado de Tiago Pacheco, que se limitou nas palavras à saída do tribunal, está a ponderar.
Caso ninguém recorresse da decisão, os arguidos tinham até 10 dias para entregarem as suas cartas de condução.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
As nossas sociedades estão mais envelhecidas. Em 1950, 5% da população mundial tinha 65 anos ou mais. Em 2021, o número duplicou. Em 2050, mais do que triplicará. Ao mesmo tempo, a taxa de fertilidade (e de natalidade) diminuirá drasticamente.