Sábado – Pense por si

Manuel Salgado, o homem que manda(va) na cidade

Margarida Davim
Margarida Davim 11 de fevereiro de 2021 às 13:46

O ex-vereador do Urbanismo que pediu a demissão da presidência da SRU, já foi o homem com mais poder na Câmara de Lisboa. Há quem o compare ao Marquês de Pombal e não falta quem questione a forma absoluta como decide ou ponha em causa o modo como gere conflitos de interesses com a família.

O ex-vereador do Planeamento, Urbanismo, Património e Obras Municipais da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Salgado, pediu esta quinta-feira a demissão da Lisboa Ocidental SRU, a empresa de reabilitação urbana da autarquia que liderava, depois de ter sido constituído arguido numa investigação sobre a construção do Hospital CUF Tejo. Deixará, aos 76 anos, de ocupar um lugar que lhe dava grande poder na construção da cidade. É o fim de uma era em que, por mais de uma década, Salgado moldou a face de Lisboa. Recorde este perfil publicado pela SÁBADO em setembro de 2018.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.