Nenhum distrito do país tem todos os seus concelhos com pelo menos uma farmácia com testes rápidos gratuitos. Até agora, 673 farmácias e 181 laboratórios aderiram ao regime.
Mais de um terço dos concelhos de Portugal continental não tem farmácias que realizam testes rápidos à covid-19 comparticipados pelo Estado, numa altura em que os mesmos são necessários para visitas a hospitais e lares, para entrar em discotecas ou ir a grandes eventos culturais ou eventos desportivos.
TIAGO PETINGA/LUSA
Segundo um levantamento na plataforma do Infarmed peloJornal de Notícias, nenhum distrito do país tem todos os seus concelhos com pelo menos uma farmácia a realizar estes. Até quinta-feira, apenas 673 farmácias e 181 laboratórios tinham aderido ao regime que permite a realização de quatro testes gratuitos por mês, além de cerca de 200 farmácias que celebraram protocolos com municípios.
O aumento da procura por autotestes à covid-19 fez com que os mesmos esgotassem em vários estabelecimentos pelo país. Mas, à SÁBADO, a associação de empresas de distribuição e a Associação Nacional de Farmácias negam estar-se perante uma situação de rutura de stock. "Existe capacidade de reposição, que está a decorrer à medida que estão a chegar as encomendas de autotestes ao nosso país", diz a APED. Já a ANF assegura que já foram encomendados mais testes.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?