Sábado – Pense por si

Mais de 1.500 pessoas esperam vaga nos cuidados continuados

A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados não consegue dar resposta a quem procura este serviço.

No início do ano havia 1.562 utentes a aguardar vaga na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), quer em instituições públicas, quer em privadas, avança o jornal Público.

CM

O último relatório sobre a monitorização da RNCCI divulgado pela Entidade Reguladora da Saúde, datado de outubro do ano passado, mostrava que mesmo com o crescimento de oferta na rede, o que existe não chega para satisfazer as necessidades. O que faz surgirem dúvidas sobre a previsão da abertura de 5.500 novas camas até ao final de 2025 que vem expresso no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), explica o diário.

A ERS refere aoPúblico que a 31 de dezembro de 2021 havia mais 1,16% de utentes a aguardar por uma vaga em qualquer um dos vários serviços da RNCCI do que no ano anterior. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.