Governo madeirense decidiu reduzir a taxa do ISP em quatro cêntimos por litro de gasolina e em dois no gasóleo - o dobro da descida anunciada na semana passada pelo Governo de António Costa.
O Governo da Madeira decidiu reduzir a taxa do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) e baixar, a partir de segunda-feira, o preço do litro de gasolina em quatro cêntimos e do gasóleo em dois, foi hoje anunciado.
A nota distribuída pela Secretaria das Finanças madeirense informa que a portaria correspondente a esta medida (n.º 668/2021) já foi publicada no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira.
"Perante a escalada dos preços dos combustíveis que tem afetado praticamente toda a Europa, o Governo Regional decidiu baixar, a partir de segunda-feira, quatro cêntimos no preço da gasolina e dois cêntimos no gasóleo, através da redução do ISP", lê-se na informação divulgada.
O governo madeirense refere que "com esta redução procura compensar a subida do Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA) nos combustíveis, ‘devolvendo-o’ aos consumidores através da redução do imposto inicial".
A diminuição do ISP na Madeira, é indicado, corresponde "ao dobro da anunciada, pelo primeiro-ministro, para o território continental".
O executivo realça que a medida "procura aliviar os efeitos do aumento substancial dos preços dos combustíveis numa economia que ainda está a sair da crise pandémica".
O Governo Regional recorda que, desde 2018, a Madeira aplica um diferencial nos preços dos combustíveis, "o que tem possibilitado que os madeirenses paguem valores mais baixos do que aqueles que são praticados, em média, no mercado liberalizado nacional".
A diferença entre os preços dos combustíveis na região e o continente português, refere, têm sido em média de 0,067 euros por litro na gasolina (-4% face ao continente) e de 0,117 euros por litro no gasóleo (-7% face ao continente).
Com a redução agora implementada "para responder à situação crítica", esse diferencial será mais acentuado, passando a ser de 0,107 euros por litros (-5,95%) na gasolina e de 0,137 euros por litro (-8,34%) no gasóleo.
"O Governo Regional irá monitorizar os preços dos combustíveis durante as próximas semanas", declara.
O executivo insular complementa que pretende "continuar a salvaguardar o diferencial face aos valores praticados no território continental e assegurar que os mesmos não constituem um entrave à recuperação das atividades económicas e da normal recuperação que, felizmente, a Madeira já vem encetando".
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.